Um dos primeiros teóricos a elaborar uma teoria concisa sobre a sexualidade foi Sigmud Freud. Em sua teoria, o primeiro conceito que foi desenvolvido foi o de inconsiente. Para Freud, o pensamento não é descontínuo e nada é por acaso; cada evento é causado pela ação consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o procederam. Desse modo, Freud procurou explicar como esses fatos que pareceram conscientes, e procurava unir um elo a outro dos eventos conscientes. Em suas investigações, Freud viu que a maiorias dos desejos inconscientes e reprimidos estava ligados à ordem sexual, a conflitos que aconteceram dentro das pessoas nos primeiros anos de vida, ou seja, essas pessoas sofreram algum trauma relacionado à sexualidade durante a sua infância, e que esses acontecimentos tinham um efeito determinante na personalidade destas pessoas. As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psíquica e é desenvolvido o segundo conceito mais importante da teoria psicanalítica: a sexualidade infantil. Estas afirmações tiveram profundas repercussões na sociedade puritana da época pela concepção vigente de infância "inocente" (3)
"Os principais aspectos destas descobertas são:
1. A função sexual existe desde o princípio de vida, logo após o nascimento e não só a partir da puberdade como afirmavam as idéias dominantes.
2. O período da sexualidade é longo e complexo até chegar a sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção de prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher. Esta afirmação contrariava as idéias predominantes de que o sexo estava associado, exclusivamente a reprodução.
3. A libido, nas palavras de Freud, é a "energia dos instintos sexuais e só deles" (1)
1. A função sexual existe desde o princípio de vida, logo após o nascimento e não só a partir da puberdade como afirmavam as idéias dominantes.
2. O período da sexualidade é longo e complexo até chegar a sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção de prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher. Esta afirmação contrariava as idéias predominantes de que o sexo estava associado, exclusivamente a reprodução.
3. A libido, nas palavras de Freud, é a "energia dos instintos sexuais e só deles" (1)
E no segundo dos “três ensaios da sexulidade” que Freud elabora a Teoria do desenvolvimento psicossexual, e a dividiu nas seguintes fases:
a) Fase Oral: Vai de 0 a 2 anos. Nesse período a zona de prazer está localizado na boca da criança; o prazer da criança está em sugar e ingerir alimentos.
b) Fase Anal: Vai dos 2 à aproximadamente 4 anos. Nessa fase, azona de prazer está localizada no ânus; a criança sente prazer em expulsar e repelir fezes.
c) Fase fálica - a zona de erotização é o órgão sexual. Apresenta um objeto sexual e alguma convergência dos impulsos sexuais sobre esse objeto. Assinala o ponto culminante e o declínio do complexo de Édipo pela ameaça de castração. No caso do menino, a fase fálica se caracteriza por um interessse narcísico que ele tem pelo próprio pênis em contraposição à descoberta da ausência de pênis na menina. É essa diferença que vai marcar a oposição fálico-castrado que substitui, nessa fase, o par atividade-passividade da fase anal. Na menina esta constatação determina o surgimento da "inveja do pênis" e o conseqüente ressentimento para com a mãe "porque esta não lhe deu um pênis, o que será compensado com o desejo de Ter um filho. (2)
d) Fase Genital: é o último estágio do desenvolvimento. Nesse estágio, o prazer não está mais no próprio corpo, mas busa-se o prazer agora no corpo da outra pessoa.
Vale ressaltar que entre os dois e os cinco anos de idade, a criança passa pelo Complexo de Édipo. O que acontece é o seguinte: O menino passa a ter como objeto de desejo a mãe, e a menina passa a ter como objeto de desejo o pai. Então o menino passa a querer assemelhar-se com o pai e a menina com a mãe para que se possa chegar ao seu objeto desejado. Com o tempo o menino (com medo do pai) e a menina (com medo da mãe) acabam desistindo dos seus desejos, os “trocam” pela riqueza do mundo social e cultural.
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